Contribuciones a la Sociedad

Imprimir Cerrar

Levantamos esperança nos corações arruinados pelo terremoto

  • Ayuda en los Desastres
  • País | Peru
  • Fecha | Noviembre 11, 2007
Na noite do passado dia 15 de agosto, na costa sul do Peru, aconteceu um forte terremoto de 7.9 graus na escala Richter, destruindo rodovias e edifícios de Ica, Pisco e Chincha. O número de mortes causadas pelo terremoto se aproximou a dois mil, e os feridos, inúmeros. Mas as obras de reconstrução estão demorando muito, pois têm diminuindo a ajuda e o interesse para as regiões afetadas, e por interrupção de comunicação e por tantas rodovias destruídas.

Ao escutar esta notícia, os membros da Igreja de Deus no Peru participaram do serviço de ajuda. Vendo primeiramente a situação das zonas afetadas pelo terremoto, os membros das 1ª-3ª Igrejas de Deus de Lima e da de Huancayo, concluíram que o mais urgente era construir casas para as vítimas. Assim organizaram um bazar para arrecadar fundos para construir casas de madeira aos danificados.

Este evento se realizou duas vezes, no dia 14 e no dia 26 de outubro. Apesar de não serem ricos, os membros da Igreja de Deus levaram com prazer suas coisas para este bazar; esta notícia foi transmitida pelas TV Perú e América Televisión. Assim, muitos cidadãos fizeram partes ativamente deste bazar, que teve um grande sucesso. Os cidadãos se alegraram pelo serviço de ajuda, dizendo: “Podemos sentir o amor de Cristo ao ver os membros da Igreja de Deus que fornecem uma ajuda a seu vizinho com força e sem esquecer”. Os membros, sempre depois de terminarem seu dia de trabalho, prepararam a obra de recuperação, fazendo paredes de madeira para construir casas.

ⓒ 2007 WATV

No dia 11 de novembro, uns 160 membros da Igreja de Deus em Lima, visitaram Tambo de Mora, em Chincha, onde quase não é feita a obra de reconstrução. Partiram de Lima da noite anterior, e muito cedo de manhã se apressaram a fazer a obra da construção das casas. Primeiro, os irmãos fortaleceram o solar, e logo fixaram ali as paredes de madeira que haviam preparado. Sobre as paredes, cobriram o telhado e fizeram a porta e janelas, completando a construção da casa.

No outro lado, os irmãos entregaram aos danificados medicamentos de primeiros socorros, verificando seu estado de saúde e consolando seus corpos e mentes, servindo-lhes com tratamentos de beleza.

Os irmãos que se esforçaram por construir casas sem descansar, encorajou os danificados, dizendo: “Esta é uma pequena ajuda, no entanto estamos muito felizes de poder ajudar os que estão numa situação difícil. Esperamos que todos possam se levantar de novo sem perder a esperança”.

A obra da construção de 10 casas se terminou às 5 da tarde. Os danificados desesperados não podiam conter sua alegria ao ver as casas novas. A senhora Luz, que recebeu uma casa, disse com gratidão: “Pude entender o verdadeiro amor, vendo os membros da Igreja de Deus que servem com coração, vindo de muito distante e ajudando como se fosse seu próprio trabalho. O terremoto me entristeceu muito, mas agora tenho uma nova esperança. Nunca esquecerei da Igreja de Deus”.

ⓒ 2007 WATV

Quando escutaram isto, a cidade de Tambo de Mora também nos agradeceu. Domingo Farfán Gonzales, Prefeito de Tambo de Mora, entregou uma Placa de Agradecimento ao chefe do templo da Igreja de Deus, dizendo: “Me emocionaram muito as obras dos membros da Igreja de Deus. Realmente agradeço muito em nome dos cidadãos”.

Os rostos dos membros que voltaram depois do serviço, ficaram cheios de sorrisos. Eles decidiram que guiarão muitas almas a Deus, praticando com mais força o amor ao próximo, seguindo as lições da Mãe: “É maior bênção dar amor do que receber”.